sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O urso polar

Peso:Até 700kg
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Familia: Ursidae
Caracteristicas: Garras não retráveis
Altura: cerca de 90 cm - de quatro e medindo na cernelha

Maturudade Sexual

Um urso polar fêmea precisa de 4 anos para chegar à maturidade sexual, enquanto um macho precisa de 6 anos. 

Reprodução



A reprodução ocorre entre os meses de Abril e Maio no gelo, e os machos e fêmeas encontram-se em locais onde o alimento é abundante. A competição pelas fêmeas é intensa já que esta só se reproduz de 3 em 3 anos, o que implica que existem 3 machos para cada fêmea. Uma fêmea pode ser acompanhada por vários machos, até que o mais forte consegue afastar todos os outros pretendentes, ficando juntos durante uma semana ou mais. Como as fêmeas possuem ovulação induzida, estas precisam de várias cópulas para estimular a produção de óvulos e garantir a fertilização do ovo. 

Filhotes



2 por cria. Os filhotes nascem entre Novembro e Janeiro, dentro da cova, e só sairão em finais de Março ou Abril. Quando nascem os filhotes pesam entre 454-680 g, medem 30 cm de comprimento e são completamente dependentes da mãe. Os filhotes são amamentados até 30 meses e começam a comer alimentos sólidos assim que a mãe caça a primeira presa (aos 3 ou 4 meses de idade). Devido ao elevado conteúdo lipídico do leite da mãe, os filhotes crescem bastante depressa – aos 8 meses, pesam mais de 45 kg. Durante o período em que permanecem com a mãe, os filhotes aprendem a caçar por observação e, com apenas 1 ano de idade, conseguem caçar com sucesso. Aos 30 meses de idade, as crias são afastadas pela sua mãe ou por machos, pois a fêmea está pronta para acasalar novamente.

Periodo de gestação

Durante os 8 meses de gestação (incluindo um período de implantação atrasada), a fêmea tem que aumentar, pelo menos, 200 kg de peso para que a gravidez prossiga. Entretanto, a fêmea começa a procurar o local ideal para cavar uma toca onde passará os últimos meses de gravidez e onde dará à luz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário