sábado, 4 de dezembro de 2010

O pavao

O Pavão é uma ave ornamental de origem indiana, encantadora e admirada por todo o mundo pela beleza das cores de suas plumagens. O colorido dessa ave denuncia seu parentesco com o faisão (ambos pertencem à família dos faisianídeos). Assim como seus primos, os pavões machos são mais vistosos e um pouco maiores que as fêmeas.


Sem dúvida, é um animal exótico e sedutor. Não tem como passar por ele sem parar para admirá-lo! As penas que cães durante a troca natural são usadas em fantasias de carnaval, em enfeites para casa, etc.


Sua alimentação é extremamente simples. Tão comum quanto à das galinhas. Não há nenhum tipo de ração especial. Consome cerca de 100 g de alimento por dia e deve ser trocado diariamente junto com a água. O macho chega a medir mais de 2m, do bico à extremidade da cauda. O peso, em média, é de 4 Kg, já a sua altura é de 80 cm.


Sua carne é comestível, porém não é especialmente saborosa. Somente as aves novas servem para o consumo, uma vez que nas adultas a carne torna-se muito rígida.


A maturidade sexual nos machos chega a partir dos três anos de idade, quando a plumagem da cauda atinge o crescimento total. As fêmeas, mais precoces, estão prontas para a reprodução um ano antes. Independente da coloração, os pavões podem procriar até os 14 anos, mas é muito difícil que vivam além dos 18 anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário