Nome popular: Lobo
Nome Científico: Canis lupus
Hábitos alimentares: Caçador - carnívoro. Com a expansão humana e destruição de seu habitat as matilhas são forçadas a invadir áreas agrícolas para caçar e então são cruelmente mortos.
Habitat: América do Norte, Europa e Ásia, em todos habitats do Hemisfério Norte, exceto em florestas tropicais e desertos áridos.
Peso: Seu peso pode chegar até 80 kg para macho e 55 kg para fêmeas
Medidas: Cabeça e corpo chegam a 160 cm e a cauda até 56 cm
Gestação: O período de gestação é de 63 dias com o nascimento de 6 filhotes que podem pesar até 450g cada
Filhotes: São criados em ocos e tocas e a mãe fica perto da cria por um tempo enquanto o macho e o resto da matilha saem para caçar. São alimentados por regurgitação. Com 8 a 10 meses, estão prontos para viajar com a matilha. Adquirem maturidade sexual com 22 meses e podem viver até 13 anos
Saiba mais:
Ancestral do cachorro doméstico, o lobo é o maior membro da família Canidae. Bem-sucedido na caça, possui uma grande e complexa organização social em matilha e grupos familiares de 8 a 12 animais.
A hierarquia é claramente definida dentro do grupo, que gira ao redor do casal dominante. A matilha patrulha grandes territórios que são marcados com urina. Anunciam sua presença por uivos, que podem ser ouvidos a 10 km de distância e que também servem como aviso para matilhas rivais, para evitar o confronto.
Possuem um tronco forte e bem construído e audição e olfato bem apurados, o que ajuda o lobo a ser um grande caçador. O pelo geralmente é cinza e grosso, mas pode variar de branco, vermelho, marrom e negro (mais raro).
Atualmente, o lobo é considerado uma espécie vulnerável. Eles têm sido perseguidos e exterminados por caçadores e chegam até a ser envenenados. Com a expansão humana e destruição de seu habitat, as matilhas são forçadas a invadir áreas agrícolas para caçar e acabam sendo cruelmente mortos.
Os lobos são protegidos por leis federais em alguns países, mas ainda podem ser caçados por esporte em outros países. Há necessidade de maior conscientização da preservação de uma espécie onde se conhece tão pouco sobre sua organização social e hábitos e que tem sido perseguidos durante séculos com a destruição de sua área original.
Nenhum comentário:
Postar um comentário