domingo, 5 de dezembro de 2010

A moreia

Filo: Chordata
Superclasse: Pisces
Classe: Osteichthyes
Ordem: Anguilliformes
Família: Muraenidae
Características:
Comprimento: até 150 cm
Peso: de 8 a 10 kg
Sem escamas
Cor: amarela, com pintas marrons e negras
Sem língua
Sem membros

A moréia é uma grande comedora de carne e todos os peixes evitam chegar perto dos seus dentes curvos e pontudos. Apenas um camarãozinho, de mais ou menos 5 cm de comprimento, se atreve a nada até a moréia, limpar sua pele, nadar para dentro de sua boca para comer pequenos pedaços de alimentos presos entre os dentes da moréia e nadar de novo para fora sem ser molestado. A moréia reconhece facilmente esse simbionte 9animal que vive em simbiose) pela sua cor azulada.
 Existem 80 espécies de moréias vivendo em todos os mares quentes. A espécie mais conhecida vive em todos os mares do Mediterrâneo e do Atlântico oriental.
 Seu corpo cilíndrico tem somente duas nadadeiras. Estas nadadeiras nas são vistas      facilmente e correm como fitas ao longo das costas e do ventre. O opérculo também é praticamente invisível e, desse modo, a moréia parece uma grande serpente. Ela é venenosa, mas o sei veneno não sai das presas, como na serpente, e sim do céu da boca. Escondida numa fenda de rocha, a moréia fica à espera de sua vitima. Ela tem excelente olfato e seu alimento favorito é a sépia. Apesar de saber se defender muito bem, a moréia tem sido capturada intensamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário